A palavra baliza é um terror para muita gente. Seja pelo trânsito caótico, principalmente nas grandes cidades ou pela ansiedade de só em pensar em passar algum constrangimento no volante, a manobra é evitada por muita gente. Mas acredite, tudo é questão de calma e prática. Confira abaixo algumas dicas para fazer baliza sem erro!

Alinhe o carro para fazer a baliza

Para começar uma baliza, alinhe o carro entre dois veículos que estão estacionados ao meio fio e de forma que sua posição fique paralela ao veículo da frente. Deixe o carro próximo ao veículo de referência à frente para ter mais segurança quando iniciar o movimento com o volante.

Verifique os retrovisores para fazer a baliza

Os retrovisores de ambos os veículos se alinham entre si para estacionar o carro e realizar a baliza. Quando estiverem bem próximos e lado a lado, é hora de mover um pouco o seu carro para frente.

O próximo passo é girar todo o volante no sentido da vaga, ou seja, se você deseja estacionar o seu carro do lado direito da via, o volante deve ser girado para a direita. Simples, não é?

Como entrar na vaga para finalizar a baliza?

Será preciso engatar a marcha à ré para iniciar a manobra, movendo o veículo para trás. O seu carro deve estar posicionado de um modo que o farol dianteiro esteja paralelo à traseira do carro que está estacionado em frente.

Para saber se você está bem-posicionado para concluir a baliza, identifique se pode enxergar, pelo retrovisor da direita, o farol dianteiro do carro que está estacionado na vaga de trás. Se sim, é porque o seu carro está na posição ideal para estacionar o veículo. Agora é só girar completamente o volante do seu carro para o lado oposto e mover o seu veículo em marcha à ré até que ele, de fato, entre na vaga. Depois é só ajustar!

Com essas dicas fica mais fácil perder o medo de fazer baliza. Conte para nós o resultado!