Sabemos que muitas informações que circulam sobre os veículos não passam de mitos, e por isso hoje selecionamos 11 mitos e verdades sobre carros para  te ajudar a cuidar do seu veículo!

1- As pastilhas de freio devem ser trocadas junto com os discos?

Mito! Geralmente os motoristas já aproveitam a troca das pastilhas para realizar a dos discos. No entanto, por sofrerem mais desgaste, as pastilhas devem ser trocadas mais vezes do que os discos do freio.

2- Quanto mais pesado estiver o carro, maior o consumo?

Verdade! Quanto mais pesado estiver o carro, mais força ele vai precisar fazer para andar, aumentando o consumo.

3- As lombadas devem ser atravessadas com as rodas na diagonal?

Mito! Se você ainda passa a lombada na diagonal para não raspar a parte de baixo do carro, saiba que você tende a torcer a estrutura do veículo. A suspensão do carro é preparada para esse tipo de movimento, por isso elas devem ser atravessadas com as rodas na perpendicular.

4- Abastecer até a “boca” pode causar problemas no sistema?

Verdade! Peça sempre ao frentista para abastecer apenas até o primeiro desarme da bomba. Do contrário, haverá grande perda combustível, por não existir espaço para expansão dos gases e ainda pode causar uma série de outros problemas no sistema do carro.

5- Deixar o pé sobre a embreagem danifica a peça?

Verdade! Dirigir com o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o seu carro. A prática errada abrevia a vida útil das peças de embreagem.

6- O funcionamento do Motor Flex é pior no frio?

Mito! O que ocorre é: em veículos abastecidos só com etanol a partida fica prejudicada nos dias frios. Hoje boa parte dos carros possuem sistemas que pré-aquecem o combustível.

7- Combustível aditivado melhora desempenho?

Mito! Ele possui detergentes e dispersantes, que evitam a formação de depósitos carboníferos nas cabeças dos pistões do motor. Porém, não muda o desempenho.

8- Repousar a mão sobre o câmbio reduz a vida útil dele?

Verdade! Apoiar a mão sobre a alavanca de câmbio reduz a durabilidade dele. Porém, além do câmbio, sua caixa e outras peças sofrem esse mesmo problema.

9- Descer ladeiras em ponto morto economiza combustível?

Mito! Isso é um fato do passado, quando os motores eram equipados com carburador. Atualmente, com a injeção eletrônica, o combustível é cortado quando o veículo desce engatado, porque o movimento das rodas aciona os cilindros. Se você colocar em ponto morto na descida, a injeção tem de funcionar para manter o motor girando.

10- Amortecedores devem ser trocados aos pares?

Verdade! A substituição deve ser feita aos pares, pelo menos, uma por eixo. Acontece que o amortecedor sofre desgaste natural. Ao trocar apenas um amortecedor de determinado eixo, ocorre um desequilíbrio e perda da estabilidade, e isso compromete a  segurança do automóvel. Sendo assim, você deve trocar, pelo menos, um par.

11- Andar com o vidro aberto economiza combustível?

Depende! Na cidade, com velocidades mais baixas você vai economizar sim. Nesse caso, o ar-condicionado aumentará o consumo de combustível porque quando o motorista aciona o ar-condicionado, o motor precisa injetar de 5% a 10% a mais de combustível. Isso é necessário para compensar a perda de potência gerada pelo gasto com o funcionamento do compressor.

Quando a aceleração média sobe para 70km/h, 80km/h ou mais, fechar os vidros e ligar o ar-condicionado é o correto quando se trata de economia de combustível.

E aí! Qual desses 11 mitos e verdades sobre carros você não sabia? Conhece algum outro? Conta para a gente nos comentários!