Seja para deixar o veículo mais esportivo e estilizado ou para economizar, muitos motoristas pensam em fazer uma modificação nas rodas e pneus do carro. Mas afinal, é permitido por lei? Conheça abaixo as regras!

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro?

O 8º artigo do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estipula que a utilização de rodas e pneus que ultrapassem os limites externos do para-lamas do veículo é proibida. Neste caso, a infração é gravíssima, com multa e apreensão do automóvel.

Como alterar rodas e pneus sem prejudicar a segurança?

Além de se atentar as regras do Código de Trânsito, respeitar alguns critérios técnicos também é importante para não comprometer os sistemas eletrônicos e segurança do veículo.

Se você deseja fazer modificações nas rodas e pneus a regra é simples: o diâmetro externo do novo pneu deve ser igual ao do pneu original, pois o velocímetro, os sistemas de ABS e de controle de tração, utilizam essa medida como referência.

Quanto à largura, na lei, a exigência é que o pneu não fique projetado para fora da lataria. No entanto, em questão de dirigibilidade, a largura deve estar dentro da faixa permitida para o aro do pneu substituto, segundo a norma da Alapa (Associação Latino Americana dos Fabricantes de Pneus, Aros e Rodas).

Existem outras características que devem ser preservadas?

O proprietário do veículo deve manter a medida offset (número que indica a distância entre a linha central da largura do aro e o cubo da roda.) no novo conjunto de rodas e pneus.

O pneu substituto precisa ter um índice de carga ou símbolo de velocidade maior ou igual ao do pneu original para garantir que ele suporte todos os impactos de peso e velocidades que o veículo pode atingir. Trocar um componente do tipo LT (Light Truck, que indica uso em caminhonetes e veículos de carga) por um tipo passeio (P), ou um reforçado por um standard também não é indicado.

É necessário algum tipo de inspeção no veículo?

Especialistas recomendam uma inspeção no veículo após a alteração para verificar se o pneu utilizado não está entrando em contato com a suspensão ou carroceria do automóvel.

E você, já pensou em alterar as rodas e pneus do seu veículo?