Visando a economia e a sustentabilidade, o mercado automotivo tem focado na produção de veículos menos poluentes e mais econômicos. Entre eles os famosos carros híbrido ou elétrico. Duas tecnologias diferentes e muito recentes que envolvem vantagens e desvantagens. Confira!

CARRO HÍBRIDO

Essa é uma combinação entre o motor elétrico e a combustão. Ele funciona por meio de uma central eletrônica que gerencia qual deles será utilizado para tracionar as rodas. Conforme a condição de uso, é acionado o motor necessário. Quando precisa de mais desempenho, o veículo pode funcionar apenas com a unidade a combustão ou então combinar os dois motores para gerar mais potência.

Geralmente, o motor elétrico em veículos híbridos é ativado por uma bateria que se recarrega quando você freia ou desacelera. Porém, essa bateria não possui grande capacidade, fazendo com que o carro rode poucos quilômetros com essa configuração.

A grande vantagem desse modelo de automóvel é a economia de combustível. É aproveitada uma energia que não é utilizada nos modelos convencionais, ganhando assim mais eficiência.

CARRO ELÉTRICO

Pouco convencionais no Brasil, os veículos elétricos utilizam de um único tipo de combustível para funcionar, a eletricidade. Portanto, eles possuem um funcionamento considerado limpo. Além disso, conta com a vantagem de ter uma manutenção mais barata, já que não dependem de uma série de componentes essenciais nos veículos a combustão como: embreagens, transmissão, correias, sistema de arrefecimento e injeção de combustível, óleo do motor.

A desvantagem desses modelos é a falta de infraestrutura no Brasil, ocasionando uma certa dificuldade para a recarga, que pode ser um desafio de ser realizada na estrada, já que poucos lugares contam com os carregadores.

E aí?! Contra para a gente qual o seu preferido: híbrido ou elétrico? Duas ótimas opções e que vão mudar seu dia a dia e o futuro do meio ambiente.