Sabemos que o Brasil é enorme, e por isso conta com muitas estradas e inúmeras belezas naturais; um prato cheio para aqueles que amam dirigir, afinal existem diversas opções de road trips espalhadas por todo o país. Hoje vamos te mostrar três opções de roteiros de viagens de carro para fazer pelo Brasil. Confira!

1 – RIO-SANTOS

Com 550km de extensão, a Rodovia Rio-Santos conta com destinos incríveis em seu percurso. Para os amantes de praia, Guarujá, Ilhabela, Ubatuba, Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty são paradas obrigatórias nessa road trip.

Além disso, você vai poder contemplar os cartões-postais Serra do Mar e Oceano Atlântico durante seu percurso.

Ilhabela-SP
Ilhabela-SP
Ubatuba (Ilha das Couves) – SP

O outono (abril, maio) é época excelente para aproveitar a região, afinal é mais seca e mais vazia. Os meses de setembro e outubro também são boas opções para quem busca destinos mais tranquilos.

2 – ROTA DAS EMOÇÕES

Cruzando três lindos estados do Nordeste, essa é uma viagem de carro que não pode faltar na sua lista. A Rota das Emoções, passa por cidades do Maranhão (Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutóia), Ceará (Barroquinha, Camocim, Chaval, Jijoca de Jericoacoara e Cruz) e Piauí (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Parnaíba e Luis Correia).

Barreirinhas-MA
Camocim-CE

No caminho você encontrará paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Lençóis Maranhenses-MA
Jericoacoara – Pedra Furada

Mas essa road trip não é tão simples, se possível escolha ir com um carro 4×4 e tenha disponibilidade de tempo para aproveitar muito bem todos os destinos.

3 – ROTA ROMÂNTICA

A chamada Rota Romântica, percorre 184km do Rio Grande do Sul e cobre 14 municípios. Essa road trip, é uma forma diferente de conhecer a Serra Gaúcha além dos clássicos Gramado e Canela.

Gramado-RS
Canela-RS
Canela-RS
Nova Petrópolis-RS
Farroupilha-RS
Farroupilha-RS

O percurso e suas cidades contam com a paisagem serrana, o clima ameno e as casas de arquitetura enxaimel, formando um cenário lindo.

Gramado-RS – Arquitetura enxaimel

E além da vista, você vai poder desfrutar da deliciosa gastronomia, com fondues, churrascos e cafés coloniais.

Se optar por ir no outono, entre março e junho, você poderá ver a paisagem colorida pelos tons alaranjados das folhas.

Já decidiu qual será a sua próxima road trip? Agora é só escolher a melhor opção e curtir o roteiro!