Apesar das mudanças na lei, o uso do farol baixo ainda é obrigatório em algumas situações, mas muitos motoristas acabam esquecendo de ligar as luzes quando necessário. Isso também acontece com você? Confira o que diz o Código Brasileiro de Trânsito e como o acendimento automático dos faróis pode ajudar a evitar infrações.

Em quais situações é preciso manter os faróis acesos durante o dia?

Em outubro de 2020, a Lei 14.071 que previa mudanças no Código de Trânsito Brasileiro foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Entre as alterações estipuladas, a obrigatoriedade do uso de luz baixa dos faróis passou a valer em somente em determinadas situações, tanto durante o dia, quanto à noite: ao passar por túneis, em condições de cerração, neblina ou chuva.

Já os veículos que não possuem luzes de rodagem diurna precisam manter os faróis acesos nas rodovias de pista simples, localizadas fora do perímetro urbano.

Quais são as penalidades para quem descumprir a lei?

Os condutores que trafegarem com o farol desligado nas situações determinadas no Código de Trânsito, cometem infração média, com penalidade de 4 pontos na CNH e multa de R$130,00.

Além de evitar gastos com as punições, vale ressaltar a importância de seguir as regras para evitar acidentes, já que a percepção de um carro pelos outros que circulam na mesma pista aumenta quase 600% com essa simples medida.

Como o acendimento automático dos faróis pode ajudar?

Para que você não precise contar somente com a memória na hora de ligar os faróis, a Pósitron desenvolveu o acendimento automático dos faróis, que acende faróis e lanternas ao girar a ignição ou por meio do sensor crepuscular, ao entrar em túneis, locais escuros ou ao anoitecer.

O produto oferece mais praticidade para o dia a dia e garante que você não cometa infrações relacionados ao uso do farol.

Gostou de se atualizar sobre a lei do farol baixo e saber mais como o acendimento automático dos faróis pode ajudar você a segui-la? Deixe o seu comentário!