Sabemos que é muito importante estar atento a todos os sinais do carro, afinal eles podem indicar algum problema. A fumaça no escapamento é um importante sinal para você ficar alerta!

Existem três tipos de fumaça no escapamento: branca, preta e azul. Mas, você sabe o que cada uma delas significa? Nesta matéria vamos te ajudar com isso.

1 – Fumaça branca

Se for em um dia frio, fique tranquilo, são os vapores devido ao ar condensado. Caso contrário, fique atento, tem algum problema.

Se ocorrer quando o motor estiver aquecido pode indicar líquido no radiador. Neste caso, a água que passa pela junta do cabeçote com defeito, entra na câmara de combustão e gera a fumaça. Esse problema pode afetar gravemente o funcionamento do motor, contaminando as velas ou o ar combustível.

Quando o nível do reservatório do radiador reduz bastante e de forma rápida, fica mais fácil identificar o defeito.

Além disso, a fumaça branca também pode ter relação com os freios, isso não é tão comum. Mas, caso ocorra, é ligada a queima de fluido de freio pelo motor.

2 – Fumaça preta

Se tem fumaça preta, tem maior consumo de combustível! A fumaça no escapamento na cor preta pode ser um problema de falha na injeção (ou carburador), sistema de ignição, válvulas, sensores ou filtro de ar.

Se tiver um desses defeitos, o motor irá receber mais combustível do que o ideal ou então não vai conseguir queimar o que entra nos cilindros, mesmo quando está na quantidade certa. Além de aumentar o consumo, esse excesso contamina o óleo, reduz a lubrificação e danifica o catalisador.

3 – Fumaça azul

O aparecimento de uma fumaça azulada, com cheiro de óleo queimado, também é bastante comum. Costumam condenar o motor e apontar ele como responsável, mas existem muitas outras causas.

Confira se o nível do lubrificante está reduzindo além do normal, exigindo que você complete com frequência. Nos motores atuais também existe um problema oposto: colocam óleo a mais e isso pode causar problemas.

É preciso investigar bem. A fumaça pode estar ligada a diversos problemas como: desgaste dos anéis pela alta quilometragem, defeito na junta do cabeçote, falha nas vedações das válvulas, entupimento do sistema de ventilação do cárter, avaria no eixo da turbina, etc.

Portanto, indicamos que fique sempre atento a qualquer tipo de fumaça no escapamento e se notar algum sinal procure um mecânico. Gostou de saber mais sobre os tipos de fumaça? Conta para a gente nos comentários!